Carcharodon megalodon (também denominado megalodonte ou tubarão-branco-gigante) foi uma espécie de tubarão gigante que viveu provavelmente entre 20 milhões de anos atrás até à actualidade, ainda que se tenha chegado a sugerir que a sua extinção tenha sido mais tardia ou que poderia ainda sobreviver nos nossos dias.
Calgumas vértebras e esqueletos parciais. Os dentes são em muitos aspectos similares aos do tubarão-branco atual (Carcharodon carcharias), mas com um tamanho que pode superar os 17,5 centimetros de comprimento, pelo que se pode considerar a existência de um estreito parentesco entre as espécies. No entanto, alguns investigadores opinam que as similitudes entre os dentes de ambos os animais são producto de um processo de evolução convergente.
O tamanho desta criatura era entre 20 e 25 metros, com um peso que podia chegar as 50 toneladas. As primeiras reconstituições. com comprimentos que podiam chegar aos 30 metros, consideram-se de maneira geral como pouco precisas.
Em 1995, foi feita proposta para mover a espécie para um novo género, Carcharocles. Esta questão ainda não está de todo resolvida. Muitos paleontólogos inclina-se para o nome de Carcharocles, enquanto que outros (sobretudo especialistas em biologia marinha) mantêm a conexão com o tubarão-branco e incluem ambos os animais no género Carcharodon. Os defensores de Carcharocles opinam que o ancestral mais provável do megalodonte foi a espécie Otodus obliquus, do Eoceno, enquanto o tubarão-branco descenderia da espécie Isurus hastalis.
Existe a teoria de que os megalodontes adultos se alimentavam de baleias e que se extinguiram quando os mares polares se tornaram demasiado frios para a sobrevivência dos tubarões, permitindo que as baleias pudessem estar a salvo deles durante o verão.
Stethacanthus é um extinto gênero de tubarão , que viveu no início do Carbonífero época, cerca de 360 milhões de anos atrás. Os fósseis foram encontrados na Europa e América do Norte.
Stethacanthus foi de cerca de 70 centímetros (2,3 m) de comprimento, e em muitos aspectos, tinha um tubarão-como a aparência típica. No entanto, é mais conhecido por sua forma inusitadamente barbatana dorsal , que se assemelhava a uma bigorna ou tábua de engomar. picos de pequeno porte (versão ampliada do dentículos dérmicos comumente cobertura de pele de tubarão) cobriu essa crista, e cabeça do tubarão também. O escudo pode ter desempenhado um papel em rituais de acasalamento, ou usado para espantar predadores potenciais.
Na maioria das formas, Stethacanthus era um inexpressivo tubarão pré-histórico do final do Devoniano e no início do Carbonífero períodos - relativamente pequena, mas uma hidrodinâmica, perigoso predador que representava uma ameaça constante para os peixes pequenos, assim como outros, tubarões menores. O que realmente definir este gênero foi além da protrusão estranho - muitas vezes descrita como uma "tábua" - que se projetava para fora das costas dos machos. Porque o topo dessa estrutura era áspera, mais do que bom, os especialistas têm especulado que ela pode ter servido como um mecanismo de acoplamento de que os homens bem fixada para as fêmeas durante o ato de acasalamento.